Noções de ergonomia: conceitos básicos, legislação aplicada, LER/DORT e manuais técnicos

Por Uanderson Rébula de Oliveira

Código do livro: 238868

Categorias

Administração, Engenharia E Tecnologia, Medicina, Engenharia E Tecnologia Ambiental

Compartilhe este livro
Esta página foi vista 3572 vezes desde 02/08/2017
Versão
ebook
R$ 29,98
Leia em Pensática
Valor total:
R$ 29,98
Este ebook também pode estar à venda na:

Sinopse

Aprenda noções básicas sobre ergonomia de uma maneira rápida e inteligente. Com mais de 300 páginas, o ebook apresenta conceitos fundamentais sobre ergonomia, além de vários temas que o envolve: responsabilidade trabalhista, previdenciária, civil e penal, legislação aplicada, NR17, questões econômicas, métodos de análise ergonômica entre outros temas relevantes. Também apresenta informações sobre LER/DORT e os temas que o envolve: legislação aplicada, sintomas, prevenção e os tipos de LER/DORT. Além de textos elaborados pelo autor, este ebook dispõe de diversos documentos técnicos elaborados pelo Ministério do Trabalho e pelo Ministério da Saúde. De uma maneira inteligente e inovadora, por meio de links, o leitor terá acesso imediato ao item de interesse de uma forma dinâmica, rápida e eficiente. Além de imprimir, o leitor poderá usar qualquer leitor de pdf, pois o ebook encontra-se desbloqueado.

SUMÁRIO

PARTE I – NOÇÕES DE ERGONOMIA (ELABORADO PELO AUTOR)

Entendendo a ergonomia

Áreas de atuação da ergonomia

Breve caso (real) de aplicação da ergonomia

Ergonomia: doenças e problemas sócio-econômicos

Doenças ergonômicas e os problemas sociais

Questões econômicas

Responsabilidade legal em aplicar a ergonomia

A responsabilidade ao se constituir uma empresa

O direito dos trabalhadores

O dever das empresas

O dever dos trabalhadores

A responsabilidade previdenciária pelos acidentes do trabalho

A responsabilidade civil pelos acidentes do trabalho

A responsabilidade penal pelos acidentes do trabalho

Consequências e custos dos acidentes do trabalho

Referências

Outros livros do autor

PARTE II – LEIS E DOCUMENTOS TÉCNICOS SOBRE ERGONOMIA (ORGANIZADO PELO AUTOR)

Jurisprudência relativa à indenização por LER/DORT (Tribunal Superior do Trabalho)

Íntegra da Norma Regulamentadora NR-17 (Ministério do Trabalho)

Manual de aplicação da NR-17 (Ministério do Trabalho)

Nota técnica do MTE relativa à iluminância (Ministério do Trabalho)

Métodos de análise ergonômica do trabalho (elaborado pelo autor)

Formulário de análise ergonômica (elaborado por www.ergoltda.com.br)

PARTE III – LEIS E DOCUMENTOS TÉCNICOS SOBRE LER/DORT (ORGANIZADO PELO AUTOR)

Instrução normativa do INSS – Relativa a LER/DORT

Legislação previdenciária relativa a LER/DORT

Saber LER para prevenir DORT (cartilha do Ministério da Saúde)

Doenças relacionadas ao trabalho (manual do Ministério da Saúde) (parcial)

O autor e organizador

Uanderson Rébula de Oliveira é doutorando em engenharia. Professor universitário. Possui experiência de 20 anos em ambiente industrial (CSN), dez deles atuando na área de segurança e saúde do trabalho.

Características

Número de páginas 302
Edição 1 (2017)
Idioma Português

Tem algo a reclamar sobre este livro? Envie um email para atendimento@clubedeautores.com.br

Uanderson Rébula de Oliveira

Doutorando em Engenharia e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/FEG). Pós-graduado em Controladoria e Finanças pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Pós-graduado em Logística Empresarial pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Graduado em Ciências Contábeis. Técnico em Metalurgia (nível médio). Técnico em Segurança do Trabalho (pós-médio). Operador Industrial. Possui diversos cursos de extensão.

Professor em universidades da região Sul Fluminense (RJ), desde 2008, atuando em cursos de graduação, pós-graduação e MBA nas áreas de segurança do trabalho, meio ambiente, qualidade, estatística, logística, administração da produção e finanças. Orientador de trabalhos de conclusão de cursos e revisor de periódicos do SEGeT. Desenvolveu diversos projetos acadêmicos na UNESA (planos de ensino, de aula, materiais didáticos, banco de questões, projeto pedagógico de cursos). Foi Gerente de Operações de Pós-graduação na UNESA. Foi membro grupos de trabalho em projetos de pesquisa financiados pelo governo federal. Possui artigos publicados em âmbito nacional e internacional. Autor de diversos livros.

Possui vivência de 21 anos em ambiente industrial (Companhia Siderúrgica Nacional, CSN - 1993-2014), onde atuou por dez anos em diversas funções operacionais/liderança voltadas à administração da produção, gestão de estoques, transporte e logística, qualidade e meio ambiente; e onze anos em funções técnicas no setor de Segurança e Saúde do Trabalho (SST), onde exercia atividades como: i) apoio aos setores de produção, manutenção, medicina do trabalho e meio ambiente, em assuntos pertinentes à SST; ii) assessoria técnica à diretoria e aos setores jurídico, relações trabalhistas, recursos humanos e folha de pagamento, em assuntos pertinentes à legislação de SST; iii) elaboração de laudos de insalubridade e periculosidade, laudos técnicos (LTCAT) e Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP); iv) elaboração de ofícios para o INSS, ministério público, fiscais de órgãos públicos, peritos judiciais, sindicatos e advogados; v) assistente técnico em perícias judiciais; vi) acompanhamento de fiscalizações de Auditores Fiscais do Trabalho e da Receita Federal, peritos médicos do INSS e pesquisadores da Fundacentro; vii) elaboração de normas corporativas; viii) instrução e desenvolvimento de cursos corporativos, com mais de 20.000 treinados em todos os níveis funcionais; ix) capacitação técnica para membros dos SESMT e da CIPA; x) ex-membro de grupos de trabalho do Instituto Brasileiro de Siderurgia (IBS), composto por médicos, enfermeiros e engenheiros de segurança do trabalho, onde tratavam de assuntos relacionados à segurança e saúde do trabalho na siderurgia. Possui diversos cursos de extensão nas áreas de SST.

Contato: uanderson.rebula@yahoo.com.br

Comentários

Faça o login deixe o seu comentário sobre o livro.

0 comentários