Brincar de internet

a vivência lúdica infantil em ambiente virtual

Por Alessandra Alcântara

Educação, Educação de Filhos

Esta página foi vista 1304 vezes desde 09/03/2018

O uso que as crianças vêm fazendo das tecnologias baliza novas formas de se conceber a infância, delimitando, conceituando e contextualizando a postura da sociedade com relação a elas, neste processo as mídias digitais se tornaram um novo marco para essa compreensão. O que parecia estar apenas ao alcance e ser de interesse de jovens e adultos, como o uso de celulares, internet e os seus modos de produção de conteúdo, como os blogs, têm encantado às crianças que espontaneamente usam essas tecnologias cada vez mais cedo.

Diante deste cenário surgiram muitas ponderações entre os estudiosos da infância que demarcavam posturas claramente antagônicas: de um lado as tecnologias eram associadas a aspectos negativos, dos quais as crianças deveriam ser afastadas, por outro lado as tecnologias eram apresentadas como importantes, pois proporcionam liberdade e autonomia às crianças.

Os discursos apontados referem-se a estudos sobre os efeitos e a influência das tecnologias na infância e no desenvolvimento infantil. A natureza destes discursos parece desconsiderar que a infância é uma construção cultural e como tal sofre transformações ao longo de sua história; ao mesmo tempo em que alienam as crianças tornando-as seres passivos, receptores dos efeitos externos da mídia. Este foi o primeiro ponto de inquietação que nos encaminhou para esse projeto.

ISBN 978-85-923233-2-5
Edição 1 (2018)
Tipo de papel Polen

Alessandra Alcântara

Carlos Velázquez é originário do México; Graduado Instructor de Música na Universidad de Guadalajara; mestrado e doutorado em Música Antiga no Concervatoire National de Musique du Raincy, na França e pós-doutorado em Filosofia da Educação pela Universidade do Minho e em Estudos Culturais pela Universidade de Aveiro, ambas em Portugal. É professor titular na Universidade de Fortaleza – Unifor, onde leciona Estética, História da Arte e Mitologia e coordena o Movimento Investigativo Transdisciplinar do Homem – MITHO. É autor de partituras musicais, de ensaios e artigos humanísticos e de literatura infantil e infanto-juvenil.