Pescadores Artesanais e o Mito da Participação Social

A luta do MOPEAR para efetivar o Direito à Consulta prevista na OIT 169

Por Roberto Martins de Souza (Org)

Ciências Humanas E Sociais, Não Ficção, Costumos E Tradição

Esta página foi vista 1489 vezes desde 05/10/2018
Coloração
Acabamento

Na luta pelo reconhecimento dos povos tradicionais a obra denuncia o discurso ilusionista da participação social conduzido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) na elaboração do plano de manejo do Parque Nacional do Superagui, no Paraná. Sitiados pelo Parque Nacional por mais de duas décadas, acossados pela repressão, multas e proibições de uso dos recursos naturais em seus territórios de pertencimento, os pescadores artesanais buscam o acesso aos seus direitos como povos tradicionais, dentre eles o direito à consulta livre, prévia e informada.

Edição 1 (2018)
Acabamento Brochura

Roberto Martins de Souza (Org)

Graduado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (1994), Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (2001) na linha de Agricultura Familiar e Sustentabilidade e, Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (2010) na linha de Ruralidades e Meio Ambiente. Atua na área de educação de Jovens e adultos desde 1999 como docente em cursos de Educação do Campo, Agroecologia e atividades de Educação popular junto a Movimentos Sociais do Campo. Pesquisador do Projeto Nova Cartografia Social de Povos e Comunidades Tradicionais. Membro do Grupo de Pesquisa Identidades Coletivas, Conflitos Territoriais e Educação Emancipatória no Sul do Brasil. Educador no IFPR desde 2010. Cursos em atuação: Ciências Sociais nas disciplinas de Sociologia Brasileira, Educação do Campo e Educação de Jovens e Adultos (Laboratório de Ensino de Sociologia). Coordenador de cursos EJA-FIC para o Ensino Fundamental e Médio no Campus Paranaguá nas Área de Direitos Humanos e Direitos Étnicos e Coletivos.