Religiões e Religiosidades no Rio Grande do Sul (Volume 6)

Campo religioso sul-riograndense

Por Eliane Cristina Deckmann Fleck e Gizele Zanotto (Orgs.)

Ciências Humanas E Sociais, Geografia E Historia, Religião, Historiografia, Sociologia Da Religião

Esta página foi vista 1664 vezes desde 13/11/2018

É com imenso prazer que, em nome do Grupo de Trabalho de História das Religiões e Religiosidades – Núcleo RS (GTHRR/RS), apresentamos o volume VI, intitulado Campo religioso sul-riograndense, da Coletânea História das Religiões e Religiosidades no Rio Grande do Sul, organizado por Eliane Cristina Deckmann Fleck (UNISINOS) e Gizele Zanotto (UPF).

Desde sua criação, a proposta da Coletânea foi reunir e socializar trabalhos que tratem do rico campo das crenças no Rio Grande do Sul. Para tanto, o GTHRR/RS já publicou cinco edições, sendo uma de temas múltiplos e quatro delas temáticas (espiritismo e religiões mediúnica,; religiosidade indígena, matriz afro-brasileira e religiões protestantes). Neste volume a perspectiva de valorização da diversidade das formas de crer retorna à pauta. Considerando a importância de tratar o tema das religiões e das religiosidades sob o prisma de campo de Pierrre Bourdieu, considerando portanto suas inflexões, fluidez, porosidade e interação com outros campos, assim como subcampos do espectro religioso, trazemos à lume pesquisas que evidenciam a complexidade deste espaço de disputa pelos bens simbólicos a partir de um panorama da produção de membros do Grupo de Trabalho.

ISBN 978-85-98711-20-1
Edição 1 (2018)

Eliane Cristina Deckmann Fleck e Gizele Zanotto (Orgs.)

Este perfil agrega as produções do GTHRR/RS, elencados abaixo:

1) História das Religiões e Religiosidades – Volume 1. Org. Gizele Zanotto, 2012

2) História das Religiões e Religiosidades: espiritismo e religiões mediúnicas – Volume 2. Orgs. Beatriz Teixeira Weber e Gizele Zanotto, 2013.

3) História das Religiões e Religiosidades: Manifestações da Religiosidade Indígena – Volume 3. Org. Eliane Cristina Deckmann Fleck, 2014.

4) História das Religiões e Religiosidades: Matriz Afro-Brasileira – Volume 4. Org. Mauro Dillmann, 2016.

5) História das Religiões e Religiosidades: As religiões protestantes: história, fontes e metodologia de pesquisa - Volume 5. Org. Marta Rosa Borin, 2017.

6) Religiões e Religiosidades no Rio Grande do Sul: campo religioso sul-riograndense - Vol. 6 - Org. Eliane C. D. Fleck e Gizele Zanotto

7) Religiões e Religiosidades no Rio Grande do Sul: Monge João Maria na História - Vol.7 - Org. Alexandre Karsburg

Nome do link: gthrr-rs.blogspot.com.br