Ensinando Cidadania Através do Futebol

Por Willian Balduino de Farias

Didáticos, Esportes E Lazer, Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 7074 vezes desde 05/01/2011

A obra apresenta as mais variadas formas de exercer a cidadania dentro da modalidade futebol. Elaborado para mostrar de uma forma objetiva os aspectos relevantes que nos levam a pensar como nosso futebol, capaz de mobilizar multidões pode ser aplicado de modo diferente, ou seja, além dos fundamentos, técnicas ou táticas voltar-se para o social, mostrando aos nossos alunos que o importante não é só saber jogar futebol, mas que é imprescindível saber conviver em sociedade, respeitando uns aos outros, fazendo valer princípios que regem a cidadania, tais como: igualdade, prosperidade, humanidade e etc. Todas essas formas de pensar serão mostradas à medida que nossos alunos consigam perceber nas aulas de futebol, que ser cidadão não é apenas ter direitos, mas também deveres e, trabalhando esses deveres dentro do futebol podemos mudar suas vidas no futuro.

Edição 2 (2010)

Willian Balduino de Farias

Formado Professor de Educação Física, Pós Graduado pela FMU em Psicomoticidade, Coordenador de Projetos de Esportes e Lazer do CEU Caminho do Mar - Prefeitura de São Paulo, Willian Balduino trabalha com o esporte educacional e social desde 2003. Nestes dez anos, passou por projetos como o CRIANÇA ESPERANÇA, localizado no Jardim Ângela (periferia de São Paulo), o Programa de atividades no contra turno em Escolas Municipais da cidade de São Paulo. Atua como educador, ja tendo projetos apresentados co Congresso Internacional das Cidades Educadoras - México 2010. Professor de Karatê, desenvolve trabalhos com crianças e adolescentes da comunidade de Americanópolis, aonde trabalha atualmente coordenando projetos esportivos oferecidos aquela comunidade.