Jacques Rancière e a história:

palavras, regimes, cenas

Por André Fabiano Voigt

Filosofia, Geografia E Historia, Historiografia

Esta página foi vista 1216 vezes desde 17/05/2019

O intuito deste livro é unicamente realizar um caminho próprio de investigação acerca de aspectos da obra do filósofo francês Jacques Rancière que tratam da história, tentando seguir o método Jacotot: ter aprendido uma coisa e, a ela, relacionar todo o resto. Por isso, este livro é um caminho de pesquisa feito por meio da análise de alguns livros e entrevistas concedidas pelo filósofo, os quais permitiram construir um conjunto de considerações que podem ser úteis aos pesquisadores que – apesar de sua área de atuação – têm interesse de trabalhar com a proposta “indisciplinar” de Rancière como forma de pesquisa e de aprendizado, sem os pesados grilhões que as áreas do conhecimento até então têm nos restringido sem razão aparente.

ISBN 978-65-900746-1-4
Edição 1 (2019)

André Fabiano Voigt

Professor Associado do Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Minas Gerais, Brasil.

Doutor em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).