A RELAÇÃO DA LINGUAGEM DOS QUADRINHOS COM A PRODUÇÃO DE RELEITURAS DE OBRAS DE ARTE CLÁSSICAS DISPONÍVEIS NO LIVRO “HISTÓRIA EM QUADRÕES” DE MAURÍCIO DE SOUSA

RELEITURAS DE OBRAS DE ARTE

Por Raudini Muniz Felix

Artes, Educação, Guias De Estudo, Aquarela, Pintura Acrílica, Pintura A Óleo

Esta página foi vista 1375 vezes desde 25/05/2019

Desenhar, pintar, modelar, esculpir é linguagem das artes visuais, como teatro, dança e música. Há uma arte específica que vem conquistando um público fiel a gerações: os quadrinhos. Porque não a definir como arte? O quadrinista Will Eisner definiu como Arte Sequencial pela sequência do enquadramento das imagens, diálogos, anatomia dos personagens e outros aspectos importantes dessa arte. Da sua marginalização perante eruditos, educadores e sociedade, a História em Quadrinhos conquistou seu espaço e adentrou as salas de aula como recurso didático pedagógico, para além do puro entretenimento. Desta maneira sendo a HQ reconhecida também como Arte, fazem-se necessárias novas interpretações acerca de seu papel na escola. Este trabalho objetiva reconhecer possíveis contribuições da linguagem dos quadrinhos no ensino de Arte nos anos iniciais do Ensino Fundamental analisando as possibilidades de trabalho acerca da produção de releituras de obras clássicas através de releituras feitas por Maurício de Sousa no livro “História em Quadrões”.

Edição 1 (2019)
Coloração Colorido