Curriças de Caravelas

Por Silvino Dos Santos Potêncio

Literatura Estrangeira, Poesia, Artes e Entretenimento

Esta página foi vista 990 vezes desde 13/08/2019

Este é um ensaio auto-biográfico da Aldeia típica de Tras Os Montes – Norte de Portugal – e por analogia isto se estende a outras regiões do país com os seus usos e costumes. Tradições arreigadas ao longo dos séculos desde os primeiros povos que habitaram a região da Peninsula Ibérica.

A “anta” descrita sumáriamente nesta obra, é uma espécie de oráculo situado estratégicamente longe do centro da Aldeia. Teóricamente ali se depositavam os tesouros obtidas da mineração durante a ocupação Romana e Islâmica, porém há também a teoria de que povos muito antigos eles levavam para lá os idosos que já não eram mais úteis à sociedade na aldeia de então.

O estilo prosa poética ou “trovas comentadas” faz parte das tendências do autor em preservar nomes e lembranças da actividade pastoril durante a Infância ali vivida tão efêmera, mas que deixou raizes profundas!

ISBN 978-65-901249-2-0
Edição 1 (2019)

Silvino Dos Santos Potêncio

Breve Resumo Literário

Silvino dos Santos Potêncio, (Silvino Potêncio) nascido a 04/11/1948, é natural da Aldeia de Caravelas no Concelho de Mirandela – Trás-Os-Montes - Portugal.

O Autor tem centenas de crônicas virtuais, contos, ensaios, Poesias, na maioria publicadas e divulgadas sob o Título genérico de “Crônicas da Emigração"

E alguns subtítulos: - Catramonzeladas Literárias”

Bibliografia (obras já publicadas ou formatadas e/ou em fase de compilação para publicar):

- “Curriças de Caravelas - TROVAS COMENTADAS” (Já Publicada)

- “Eu o Pensamento e a Rima” (POEMAS DE ANGOLA - JÁ PUBLICADA)

- “Os Gambuzinos” (CRÔNICAS, SÁTIRAS, ESTÓRIAS E CONTOS)

– “Os Nizcaros” - Colectânea de crônicas (JÁ PUBLICADA)

- “Estórias de Um Caixeiro Viajante” - (Anedotas, CONTOS E SÁTIRAS, CHISTES, ANEDOTAS)

- “Poesias Soltas” – (POEMAS - EM DIVERSOS ESTILOS LITERÁRIOS)

- “Código Dá VintchCinco de Abriu-loooooo!...” (DEPOIMENTOS SOBRE O GOLPE DE ESTADO 25 DE ABRIL DE 1974)

- “Um Convite P’ra Tomar Chá” – (LIVRO DE HUMOR EM PROSA E VERSO - JÁ PUBLICADO)

- “As Pedras do Meu Caminho” – LIVRO-ALBUM TEMÁTICO E AUTO BIOGRÁFICO.

- “ As Flores do Meu Jardim” – VIDEO ALBUM COM FOTOS DE FLORES NATURAIS (alguns já disponíveis NA PÁGINA DO Youtube DESTE AUTOR)

- " Sabores E Paladares Lusitanos" - COLECTÂNEA DE PRATOS E SABORES DA GASTRONOMIA LUSITANA)

- "Caminhos de Portugal" - COLECTÂNEA DE FOTOGRAFIAS DE DIVERSAS LOCALIDADES NO TERRITÓRIO DE PORTUGAL IBÉRICO.