Um portal para a Vida Plena

Por Ricardo Gonçalves

Corpo, Mente E Espírito, Desenvolvimento Humano, Teologia, Aconselhamento, Espiritualidade, Meditação

Esta página foi vista 1253 vezes desde 19/08/2019

Este livro consiste na descrição de um trabalho de desenvolvimento pessoal, aprimorado durante duas décadas. Sua inspiração está fundamentada em minha primeira experiência de imersão, realizada em 1996, no workshop “Encontro com sua emoções”, idealizado pela equipe da Delphos e Associados, dirigida pela querida e saudosa Valderez Ferreira.

A trama se inicia pelo convite feito a Fernando (professor e terapeuta holístico) para apresentar um seminário a um grupo de religiosas e professores de escola de ensino público. Os participantes se defrontam com questionamentos que vão desde seus valores pessoais, até suas crenças sociais e religiosas mais antigas e arraigadas. As contestações geram polêmicas e Fernando se vê várias vezes em apuros, imaginando ser impedido de dar sequência ao trabalho. Conseguindo sempre, contudo, superar as adversidades, proporciona abertura de nova dimensão diante dos olhos dos participantes, uma oportunidade de iniciarem o processo de desenvolvimento de suas mentes e de seus espíritos, uma verdadeira condição de desabrocharem para a vida, com autonomia de pensamento e possibilidade de escolhas que os conduzam a uma existência mais harmoniosa.

Muitas discussões dizem respeito a dogmas da Igreja Católica. Entretanto, os temas abordados, na maioria das vezes, ultrapassam os limites das particularidades religiosas ou sociais, pois dizem respeito às questões que se colocam (ou seria importante que se colocassem) todos os seres humanos, de todas as idades, de todas as partes, em todas as épocas. Assim, acredito trazerem oportunidade de meditação e reflexão para quem quer que os considere: preconceitos (raciais, sexuais, sociais, culturais etc.); crenças e valores limitantes; a importância do perdão aos outros e a si mesmo; os perigos da fé cega; meios de superação das barreiras íntimas que impedem o ser humano de desempenhar a totalidade de seu potencial. Para ilustrar as reflexões intelectuais, são conduzidas vivências de meditação, nas quais os participantes se encontram diante de seus medos, raivas, tristezas, bem como de seus opostos, sempre os levando à compreensão desses sentimentos e à consciência da necessidade de libertação de experiências desastrosas do passado. Por esse motivo, espero poder proporcionar a todos os que desejarem um ambiente mental propício para o crescimento, independentemente do matiz religioso.

Apesar de seu caráter contestador, este não é um livro para, de modo presunçoso, ser apresentado algum tipo de “verdade”, mas para suscitar dúvidas razoáveis sobre as “verdades estabelecidas”, seguindo a natureza questionadora da Filosofia.

ISBN 978-85-923-3782-7
Edição 2 (2019)
Tipo de papel Polen

Ricardo Gonçalves

Ricardo Gonçalves é mestre em Filosofia e monge Endoteófilo. Dedica-se à meditação, à oração e ao desenvolvimento espiritual, auxiliando quem deseje com ele compartilhar essa busca, tendo em vista a construção de justiça e dignidade para os seres humanos. Conhecido por seu caráter contestador, procura exercer papel crítico das crenças e valores apregoados por sociedades e religiões, que frequentemente direcionam pensar e agir dos seres humanos, sem proporcionar-lhes condições apropriadas para o exercício de efetiva liberdade.