FAMÍLIA FLÔRES (AÇORES, PORTUGAL)

OS BREVES DO SUL

Por Renato Jose La Porta Pimazzoni Filho

Biografia, Biografia e Testemunho, Geografia E Historia, Histórico, Historiografia, Memórias Pessoais

Esta página foi vista 2108 vezes desde 23/08/2019
Acabamento

Biografia do Coronel José Henriques Flôres, seus ascendentes e descendentes.

De tradicional família fluminense (de origem açoriana), cruzado com a família dos maiores produtores de café do Brasil Colonial e do Império, os Souza Breves, O Coronel Flôres foi o maior latifundiário do Vale do Itajaí no século XIX, figura de destaque político e econômico na história da região. Suas terras deram origem ao município de Ilhota, várias regiões dos municípios de Gaspar e Luiz Alves e foi um dos responsáveis pela criação do município de Itajaí, tendo sido membro da Câmara de Vereadores em várias legislaturas, inclusive como seu Presidente, líder político do Partido Conservador em Itajaí e em Gaspar. Também contribuiu com o Dr. Blumenau no estabelecimento da Colônia Blumenau, em suas primeiras décadas.

Dentre seus descendentes, destaca-se a família Konder, presente na história política de Santa Catarina e do Brasil. Os descendentes do Coronel encontram-se principalmente em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.

Sobre o autor: Renato J. La Porta Pimazzoni Filho, genealogista e pesquisador de famílias alemãs no vale do Itajaí e Santa Catarina, é membro do Instituto Histórico de Blumenau (IHB) e do Instituto de Genealogia de Santa Catarina (INGESC).

Edição 1 (2019)
Acabamento Brochura