Grafismo e Grafologia

Por Claudio Luiz Vianna

Autoajuda, Ciências Humanas E Sociais, Psicologia

Esta página foi vista 7463 vezes desde 05/01/2011

Em uma aula fictícia sobre Grafismo e Grafologia, os alunos aprendem, com bom humor, as origens e o desenvolvimento dos temas, aprendem a identificar possíveis transtornos não só nas salas de aula, mas também nas suas próprias salas de visitas. Não é um livro só indicado para os profissionais de Educação ou Psicologia. É um livro indicado para todos que se interessam pelo autoconhecimento.

Sem diagnósticos (quem gosta de diagnóstico é doença), sem apresentação de meios milagrosos de cura, chega-se à compreensão de que o ser humano sempre dá sinais de que algo não vai bem consigo próprio das mais variadas formas, dentre elas, o desenho e a escrita.

Com a Grafopatologia, aprendemos sinais de alerta bem característicos, que nos indicam a necessidade de um profissional especializado.

E com a Grafoterapia vemos ser possível auxiliar o trabalho desses profissionais especializados, para a solução ou, pelo menos, para a minimização desses problemas.

Edição 1 (2010)

Claudio Luiz Vianna

Psicopedagogo formado pelas Universidades Plínio Leite e Castelo Branco, Rio de Janeiro; membro da Associação Brasileira de Psicopedagogia.

Grafólogo e Grafoterapeuta formado nos cursos Básico, Avançado, Grafopatologia e Grafoterapia, com a Professora Ilse Calen no Rio de Janeiro, além da participação em Workshops também organizados pela Professora Ilse Calen.

Certificação em cursos livres de Transtornos da Aprendizagem, Leitura Corporal e Psicossomática e sua expressão no traço, na letra e na escrita, no Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação, Rio de Janeiro. Tendo ainda participado dos cursos da Editora Positivo, também no Rio de Janeiro: Educar para Redescobrir, Encontro das Áreas do Conhecimento e Refletir e Agir na Educação.

Atua na área da Educação desde 1994 como Professor de Educação Artística, graduado em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Belas Artes, com certificação do Centro Educacional de Niterói para Formação de Professores de 1ª a 4ª séries, Complementação das Disciplinas Pedagógicas e Estudos Adicionais com aprofundamento em Educação Artística. E presta atendimento psicopedagógico a jovens com distúrbios na área do aprendizado.

Também atua na área de Comunicação Visual com a criação marcas, logomarcas, Blogs e na área de Informática com a criação de procedimentos de manutenção preventiva e organização de computadores domésticos.

Claudio Luiz Vianna: claudioluizvianna.blogspot.com