CINEMA REBELDE

Por LUCIANO FORTUNATO SILVEIRA

Artes, Geografia E Historia

Esta página foi vista 8012 vezes desde 05/01/2011

Estudo sobre as relações entre filmes produzidos em Hollywood nas décadas de 1950-1960 e o “movimento” que em “livre convenção” é denominado Contracultura. Os filmes analisados são O Selvagem (The wild one, 1953), de Laslo Benedek; Juventude Transviada (Rebel without a cause, 1955), de Nicholas Ray; e Sem Desino (Easy rider, 1969), de Dennis Hopper. Parte-se da idéia de que os dois primeiros filmes em questão exerceram profunda influência na juventude dos Estados Unidos nas duas décadas, levando-se em consideração, contudo, diversos aspectos políticos e sociais que marcaram o período. O terceiro filme é apresentado como um “documento-síntese” da Contracultura, fechando a década de 60. Juntamente a um estudo dos filmes como produtos culturais e artísticos, são abordados aspectos paralelos, como alguns dados biográficos de atores e cineastas envolvidos nas produções e as ligações entre a arte cinematográfica e outras vertentes, como literatura e música, marcada – em destaque aqui – pela influente presença histórica de Bob Dylan.

Edição 1 (2010)

LUCIANO FORTUNATO SILVEIRA

Autor de textos que flertam com o realismo fantástico e temáticas sociais. Poeta, contista, romancista, professor de história e sociologia da rede pública estadual do Estado do Rio. Morador da cidade de Mendes/Rio de Janeiro.