Por trás dos muros

A vida dentro dos albergues e Núcleos de Serviços para população de rua em São Paulo

Por Cássio Giorgetti

Ciências Humanas E Sociais, Não Ficção, Educação

Esta página foi vista 3840 vezes desde 05/01/2011

Essa obra retrata o funcionamento dos albergues e núcleos de serviço voltados ao atendimento da população de rua na cidade de São Paulo.

São apresentados de forma realística aspectos da vida do morador de rua dentro de estabelecimentos que, teoricamente, existem para lhe propiciar alternativas à condição de exclusão a que se encontra submetido e contrapor as ações de rejeição e indiferença com que se depara no seu cotidiano.

Tais funções ou atribuições dos estabelecimentos, no entanto, não são devidamente cumpridas por várias razões, dentre elas a ausência de maiores investimentos dos poderes públicos e de metodologias adequadas de trabalho.

Desestruturados, burocratizados e ineficientes, os estabelecimentos direcionados ao atendimento de moradores de rua acabam se tornando uma mera extensão da própria rua e, consequentemente, pouco atrativos a esse segmento da população.

ISBN 978-65-5392-075-0
Edição 1 (2010)

Cássio Giorgetti

Graduado em Ciências Sociais pela PUC-SP em 2002, mesmo ano em que iniciou no trabalho social.

Desde então, vem acumulando experiências e aprendizados no trabalho de campo com a população de rua em variadas modalidades de atendimento socioassistencial como abordagem de rua, centro de convivência, núcleo de inclusão produtiva e centros de acolhida (albergue).

Ainda no trabalho social, atuou em comunidades de baixa renda nas regiões do Grajaú e Capela do Socorro, com crianças e adolescentes abrigados por determinação judicial e populações fronteiriças do sul do Brasil.