ABORDAGEM AMBIENTAL E SOCIAL DA RECICLAGEM DE P.E.T

Por Ronaldo Pereira da Silva

Ciências Biológicas

Esta página foi vista 6901 vezes desde 08/01/2011

Atualmente no Brasil mais de cento e cinqüenta mil pessoas vivem exclusivamente da reciclagem. A indústria brasileira também encontrou na reciclagem um grande nicho, não só pela consciência ecológica e proteção do meio ambiente, mas pela redução dos custos de produção como também pelo alto poder de investimento no setor, que tem se mostrado como um ótimo negócio em questão á geração de renda e lucros. A reciclagem é uma atividade ainda informal, mas que aos poucos vem tentando se organizar em cooperativas e associações. Hoje são reciclados no Brasil papéis, vidro, latas e plásticos, e a cada dia, essa atividade vem ganhando mais espaço devido ao crescente aumento da produção de lixo. Nesse contexto, um dos produtos que vem tendo sua atividade de reciclagem explorada cada vez mais é o plástico, principalmente o P.E.T (Polietileno Tereftalato). De toda produção nacional da resina P.E.T, somente 15% é reciclado. Por ano, 30 mil toneladas de resina retornam como matéria-prima. Cerca de 1000 toneladas por ano são recuperadas pela coleta seletiva e catadores. Já está sendo instalada em Salvador BA, uma fábrica de reciclagem P.E.T, cuja empresa responsável o Grupo Bahia P.E.T. Utilizando tecnologia de ponta, a nova unidade vai transformar garrafas P.E.T pós-consumo em resinas que poderão ser utilizadas pelas indústrias têxteis, automotivas, químicas e de embalagem. Em razão disso e em virtude a grande preocupação mundial com o meio ambiente e para com a qualidade de vida é que se faz necessária essa pesquisa e o seu pleno desenvolvimento da conscientização humana, abordando temas agregados à reciclagem como saúde e emprego. Assim, nesta pesquisa, será dada ênfase sobre o plástico, mais especificamente a resina P.E.T, usado em garrafas de refrigerantes, água mineral e outros produtos, destacando assim sua importância para reduzir o impacto ambiental, o incentivo à coleta seletiva e os benefícios sociais voltados para a qualidade de vida.

Edição 1 (2011)