PRISÃO DO TEMPO

Por Ernesto Bono

Psicologia, Filosofia / Religião, Filosofia

Esta página foi vista 7013 vezes desde 19/08/2011

Este livro além de tratar de espaço, tempo, matéria, energia, plasma – as cinco vacas sagradas da ciência, negando-lhes a existência e a eficácia, evidentemente – fundamenta-se principalmente nos ensinos transcendentes do Bramanismo, dos livros Vedas, Upanishads (do Hinduísmo). Trata do Budismo clássico com suas correntes Mahayana e Hinayana, com suas extraordinárias escolas (Sautrantika, Yogacara , Terra Pura etc.). Se reporta também ao zen budismo, lamaismo tibetano e suas doutrinas do Vazio Pleno (ou çunya), e da Ignorância Primordial (ou Avidya). Baseia-se inclusive na visão mágica do taoísmo. Tudo é Tao. Ou senão lida com o Yoga (tudo é Brahmán, tudo é prakriti ou outro tipo de matéria, tudo é shakti-prana, outro tipo energia). Baseia-se no inclusive no Gnosticismo do cristianismo antigo, na boa magia branca, na magia negra inclusive, na boa psicologia etc. Para tal denuncia o pensamento enganador, colocando em seu lugar o Saber-Sentir-Intuir, muito citados, mas nunca praticados. Está na hora de o homem entender melhor o tempo

O espaço, o tempo, o movimento ou o deslocamento, a matéria, a energia, o plasma, deuses do materialismo niilista e da ciência moderna são só PENSAMENTO!

Nesse caso, ENTÃO, e lamentavelmente, a memória-raciocínio-imaginação (ou pensamento) trabalha contra o Homem Primordial, trabalha contra nós (“EU SOU”) e labuta a favor de nossa Prisão Existencial., reforçando-a.

A memória, o raciocínio e a imaginação, além de em ocasiões serem ótimos e úteis para a mente-ego-personificada e suas reconstruções, também são as enganadoras impressões-convicções do antes, durante depois, infelizmente.

Somente o Saber-Sentir-Intuir (ou o Conhecimento Direto ou ainda o prajña, jñana oriental) pode libertar o homem desse laço espaço-temporal.

.

Edição 1 (2011)

Ernesto Bono

Sou médico, formado pela UFRGS, em 1968. Sou escritor desde 1965, tendo 12 livros editados, 1 pela Civilização Brasileira, 1 pela Ed.Pallas, 4 pela Ed.Record, 1 Bonopel Edições, 1 pela Zenda Editora, 1 pela Zenda Editorial , 1 pela Fundação Educacional e Editorial Universalista, 1 pela Ed. Rígel e 3 pela Ed. Renascença. Possuo mais 25 livros inéditos, os quais gostaria muito que viessem a ser editados por esta Editora. Além dos livros possuo inúmeros artigos publicados por jornais de Porto Alegre,Rio de Janeiro, São Paulo, Brasilia e Curitiba.. Fui citado pela Revista Planeta, pelo Pasquim, 6º Sentido, Revista UFO. Participo há mais de 6 anos de programas radiofônicos na Rádio Pampa e Rádio Canoas. Compareci inumeras vezs em programas de TV.