A MARGINALIDADE POLÍTICA E JURÍDICA NO BRASIL

Por Frederico Rochaferreira

Tribunais, ética, Congresso, Direito, Ciências Humanas E Sociais, Ciência Política

Esta página foi vista 2674 vezes desde 15/06/2022

Barry Ames, Professor de ciência política da Universidade de Pittsburgh (EUA) disse certa vez que o sistema político brasileiro não só favorece a corrupção, mas depende dela para o seu funcionamento, mas ele foi bastante tímido em sua observação, porque, no Brasil, por tradição antiga e aceita, o próprio sistema moral está fundamentado na “Lei de Gérson”, que significa obter vantagens ignorando e atropelando princípios, éticos, morais e legais estabelecidos e é sobre essa conduta marginal disseminada pelos setores públicos e privados do país, que trata A MARGINALIDADE POLÍTICA E JURÍDICA NO BRASIL, uma coletânea de artigos publicados sob olhar crítico em diversos órgãos da imprensa, que expressa ipsis litteris este sistema moral, por onde caminha todo tipo de ação suspeita, antiética, imoral e ilegal praticadas à margem da lei e em nome da lei, notadamente entre a classe política e jurídica brasileira.

Edição 1 (2022)
Tipo de papel Couche 90g

Frederico Rochaferreira

Frederico Rochaferreira é um pensador brasileiro de descendência portuguesa. Suas obras refletem duas preocupações distintas. A primeira, com a fragilidade da construção ética nas sociedades pouco desenvolvidas, onde afirma que o homem e o meio se retroalimentam ou na limitação ou no desenvolvimento, num ciclo que pode ser muito duradouro, a segunda com a natureza de questões históricas, aquelas que se fixaram no imaginário dos homens, ora como verdadeiras, ora como nebulosas, mas que sempre pairaram como duvidosas.

Livros:

A Ética dos Miseráveis (1 edião 2015), amazon

A Razão Filosófica (2016). Multifoco – RJ

The Strange Art of Thinking" (2017) amazon English Edition

Brasil. Um gigante sem cérebro (2020). Clube de Autores, Rj.

Covid-19. A origem do vírus feito para infectar humanos (2020) Lisbon Press. Pt.

A marginalidade política e jurídica no Brasil (2022). Clube de Autores.

Como crítico social publicou em diversos órgãos de imprensa, entre eles, Justificando, Carta Capital, Jornal GGN e Le monde Diplomatique-Brasil. É autor do artigo mais compartilhado no Brasil em 2019: "Para economizar 1 trilhão bastaria cortar privilégios do alto escalão dos Três Poderes", com mais de 5 milhões de compartilhamnetos.

sitefilosofico: www.sitefilosofico.com