Do Terra ao Gaia!

da esquina democrática ao flshmob dance na memória artístico-cultural da dança em Porto Alegre/RS

Por Ana Ligia Trindade

Artes

Esta página foi vista 2546 vezes desde 29/04/2013
Coloração
Acabamento

Esta obra foi elaborada a partir de uma pesquisa realizada no Curso de Mestrado Profissional em Memória Social e Bens Culturais do Centro Universitário La Salle a cerca das Intervenções Urbanas Públicas da Dança em Porto Alegre (RS). Dois importantes Grupos de Dança foram reunidos para análise da ocupação dos espaços urbanos e a interação com o público nas manifestações artístico-culturais de dança, na década de 80 e hoje, em Porto Alegre/RS. TERRA COMPANHIA DE DANÇA DO RIO GRANDE DO SUL e GAIA DANÇA CONTEMPORÂNEA discutem o ontem e o hoje nas performances de rua: a relação com o público, os limites espaciais da atuação, etc. A forma como estes dois grupos de dança trabalharam a performance em ambientes urbanos, sua interação com o público e suas relações com a tecnologia foram temas propostos em uma entrevista filmada na Casa de Cultura Mário Quintana. Da análise dessas entrevistas surgiu a dissertação “Do TERRA ao GAIA!: da Esquina Democrática ao Flahsmob Dance”. A finalidade foi o registro da transformação na dança cênica contemporânea em Porto Alegre, comparando as características das atuações desses dois grupos em intervenções urbanas públicas - diferenças e semelhanças existentes nas manifestações de rua no ano de 1980 e em 2010. O objetivo foi a contribuição para construção da memória da dança no RS, pois a dança como arte cênica é efêmera, isto é, no momento em que se realiza se desfaz, só ficando presente na memória de quem teve a oportunidade de presenciá-la, portanto sua preservação depende de iniciativas como o estudo realizado para o mestrado do Centro Universitário La Salle e desta obra que aqui se apresenta.

ISBN 978-85-912136-8-9
Edição 1 (2013)
Acabamento Brochura
Tipo de papel Couche 90g

Ana Ligia Trindade

Graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialização em Dança pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Mestre em Memória Social e Bens Culturais pelCentro Universitário La Salle (UniLaSalle/RS). Bailarina, professora e coreógrafa com formação de dança clássica (técnica russa e cubana) e moderna (técnica Graham e Limón). Aprovada em várias audições de companhias nacionais (Porto Alegre, Novo Hamburgo e São Paulo) e internacionais (Espanha) atuou nos grupos: Unicâmara Ballet, Grupo Sêmea, Grupo Phoenix, Grupo Choreo e Palco, e Cia. Dance Works. Atualmente trabalha junto à Escola Alegretto, Escola ComPasso e ArtMobile Dance Cia. e na Biblioteca da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). “Member of International Dance Council” – CID/UNESCO (12799) desde 2010. Diretora artística do Espaço Cultural ArtMobile e da ArtMobile Dance Cia. onde desenvolve Estudos/Montagens Coreográficas (Ballet Clássico, Moderno, Contemporâneo), Pesquisa CNPq/Unilasalle em Memória, Cultura e Identidade, Pesquisa CID/UNESCO em Notação Coreográfica e é integrante da Comissão p/presença e atuação do CID-UNESCO no Brasil.