Intervenções Urbanas de Dança

Esta página foi vista 3517 vezes desde 02/05/2013
Coloração
Acabamento

Aborda questões de intervenção urbana, manifestações urbanas e das artes, manifestações urbanas na dança e a arte nas ruas do Brasil. Passa pelos aspectos teóricos da tecnologia nas intervenções urbanas e pelos aspectos da memória oral e virtual. Chega à capital gaúcha por intermédio das artes nos espaços públicos de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e trilha as trajetórias do Terra a partir da Esquina Democrática e do Gaia no rastro dos Flash Mob Dance. Ela termina por apresentar as referidas entrevistas junto aos seus convidados com a maestria que a coroou como mestre por conta das lapidações que conferiu ao material coletado e por intermédio das considerações e análises que teceu e que divide conosco nesta obra. A importância desses registros escritos se restringe à dança propriamente dita mas à cultura de forma geral e à preservação da memória local, enquanto eventos geograficamente localizados, e da memória global, enquanto eventos que também repercutiram a partir do e no exterior (fora do país, desde os anos 1980) e fazem parte de movimentos que são mediados também na Internet, como no caso dos Flash Mobs. Trata-se de um trabalho que deve ser apreciado por todos, dentro e fora do meio acadêmico, também por conta do gosto pela arte, pela dança e pela história (César Gonçalves Larcen).

ISBN 978-85-915192-1-7
Edição 1 (2013)
Acabamento Brochura
Tipo de papel Couche 90g

Ana Ligia Trindade

Graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialização em Dança pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Mestre em Memória Social e Bens Culturais pelCentro Universitário La Salle (UniLaSalle/RS). Bailarina, professora e coreógrafa com formação de dança clássica (técnica russa e cubana) e moderna (técnica Graham e Limón). Aprovada em várias audições de companhias nacionais (Porto Alegre, Novo Hamburgo e São Paulo) e internacionais (Espanha) atuou nos grupos: Unicâmara Ballet, Grupo Sêmea, Grupo Phoenix, Grupo Choreo e Palco, e Cia. Dance Works. Atualmente trabalha junto à Escola Alegretto, Escola ComPasso e ArtMobile Dance Cia. e na Biblioteca da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). “Member of International Dance Council” – CID/UNESCO (12799) desde 2010. Diretora artística do Espaço Cultural ArtMobile e da ArtMobile Dance Cia. onde desenvolve Estudos/Montagens Coreográficas (Ballet Clássico, Moderno, Contemporâneo), Pesquisa CNPq/Unilasalle em Memória, Cultura e Identidade, Pesquisa CID/UNESCO em Notação Coreográfica e é integrante da Comissão p/presença e atuação do CID-UNESCO no Brasil.