"1 Livro, Uma Resenha"

Cómo leer un libro

Por Professor Doutor Fernando Antonio Dal Piero’

Presidentes E Chefes De Estado, Educadores, Advogados E Juízes, Referência, Crítica Literária, Biografia

Esta página foi vista 197 vezes desde 28/12/2023
Coloração

Resumo do Livro Resenhado

O arquivo "Cómo leer un libro" de Mortimer J. Adler e Charles Van Doren é um guia completo que discute o ato de ler e os níveis de compreensão da leitura. Os autores descrevem quatro níveis de leitura:

1. Leitura Elementar: Este é o nível básico de leitura onde o leitor aprende os rudimentos da leitura, como reconhecimento de palavras e compreensão básica. Normalmente é desenvolvido durante o ensino primário.

2. Leitura Inspecional: Este nível envolve leitura superficial ou superficial para compreender a estrutura do livro, do que se trata e categorizá-lo. É um exame sistemático de um livro para tirar o máximo proveito dele em um tempo limitado.

3. Leitura Analítica: Nesse nível, a leitura é minuciosa e envolve um envolvimento mais profundo com o livro. É um processo de leitura ativo onde o leitor deve fazer perguntas organizadas e investigativas sobre o texto e compreender e interpretar verdadeiramente o conteúdo do livro. É a melhor e mais completa leitura que se pode fazer, sem restrições de tempo.

4. Leitura Sintópica: Este é o nível mais avançado de leitura, onde o leitor lê muitos livros sobre o mesmo assunto e os coloca em relação uns aos outros e a um tema central. Envolve comparar e contrastar argumentos, compreender as questões colocadas pelos autores e desenvolver a sua própria análise do assunto.

Os autores defendem que a leitura analítica é essencial para a verdadeira compreensão de um texto, enquanto a leitura elementar e a leitura inspecional servem ao propósito de coletar informações.

O livro enfatiza a necessidade de estar ativo e engajado durante a leitura para passar de compreender menos para compreender mais. Não se trata apenas da velocidade de leitura, mas também da profundidade e da capacidade de ler diferentes materiais em diferentes velocidades e níveis de complexidade.

Edição 1 (2023)
Tipo de papel Polen

Professor Doutor Fernando Antonio Dal Piero’

Fernando Antonio Dal Piero – escreve com pseudônimo Giacomo Nerone. Doutor em ciências políticas - Universidad de Barcelona em 2004. Livre docente na Wilfrid Laurier University em 2005 com o titulo de O ENSINO DO EMPREENDEDORISMO E A PRODUÇÃO DE RIQUEZA NACIONAL.

257 livros editados e publicados. Mais de 213 estudos conjunturais concluídos. Mais de sete mil e quatrocentas horas de palestras/aulas/debates entre 2011 e 2023. Pesquisador Voluntário em Fundação Universidade de Barcelona até 2025. Pesquisador Voluntário em MGO & MGO & DAL - PESQUISA E OPINIÃO CIENTIFICAS. Mentoring Internacional Sênior em MicroMentor, Sebrae e outras instituições de Pesquisa.

Publicações relacionadas