A Relação Do Sagrado Com O Profano Na Sociedade Brasileira

Por Samyr M. de Vasconcellos

Bíblias, Bíblia, Antiguidades E Arqueologia, Teologia, Religião, Referência Bíblica

Esta página foi vista 68 vezes desde 03/04/2024

O objetivo geral deste trabalho foi o de formular uma análise crítica das relações do Sagrado com o Profano na nossa sociedade, a partir da fase inicial de sua formação multiétnica até o momento atual, das festas de santos padroeiros, de folguedos, até na festa mais importante do Rio de Janeiro, o Carnaval. Em nosso trabalho abordamos a questão da miscigenação que deu origem ao povo brasileiro, ao sincretismo que também muito contribuiu com esta nova identidade e a paradoxal harmonia do Sagrado com o Profano, típica desta sociedade e que, cada vez mais, permeia a história do povo, história essa cantada pelo poeta Cassiano Ricardo em seu poema Martim Cererê. E, por fim, a questão do ecumenismo que ora permeia esta sociedade e que encontrou um terreno fértil, nesta “Terra Brasilis”, cadinho do amalgama étnico, onde o sincretismo, cultural e religioso, alicerça o convívio harmonioso entre Sagrado o Profano.

Edição 1 (2021)
Tipo de papel Polen

Edições TAZ

"Edições TAZ" é um empreendimento editorial dedicado à publicação de obras que abrangem uma ampla gama de temas, incluindo artes marciais, filosofia, religião e história. O projeto visa promover o conhecimento e o debate em torno desses assuntos diversos, oferecendo uma plataforma para autores experientes, acadêmicos, praticantes e entusiastas compartilharem suas perspectivas e contribuições para o mundo literário.

Publicações relacionadas