A Relação Eixo Intestino-Cérebro na Depressão

& Biomarcadores

Por André Virtos, Mitiko Sugiyama e Odair Virtos

Saúde Mental, Neuropsicologia, Medicina Clínica, Saúde E Fitness, Psicologia, Medicina

Esta página foi vista 232 vezes desde 05/04/2024

A depressão é um transtorno de saúde mental complexo e altamente prevalente, caracterizado por uma série de sintomas debilitantes. Atualmente afeta mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo sendo a segunda causa de morte entre os jovens.

Nos últimos anos, surgiram evidências relevantes de que a disfunção da microbiota no trato gastrointestinal humano parece desempenhar um papel fundamental na fisiopatologia da depressão maior através de uma rede de comunicação bidirecional conhecida como eixo intestino-cérebro. A comparação da composição da microbiota intestinal em indivíduos com depressão versus indivíduos saudáveis revelou que, em geral, a depressão está associada ao desenvolvimento de disbiose intestinal, resultando em reduções na diversidade e abundância bacteriana.

Este livro aborda uma perspectiva inovadora para diagnóstico e acompanhamento da depressão através de biomarcadores. O uso de diferentes ferramentas de diagnóstico, como Análise da Microbiota Intestinal, Neurotransmissores na Urina, Testes Coprólogicos Especiais, Exames em Dried Blood Spot e Dosagens de Hormônios Salivares podem ser utilizados de maneira sinérgica nas mais diferentes condições neuropsiquiátricas, além de maneira que promovam bem-estar aos pacientes.

ISBN 978-65-266-1995-7
Edição 1 (2024)