Direitos humanos e inteligência emocional na escola

Por Edomberto Freitas Alves Rodrigues

Psicologia Educacional, Filosofia E Aspectos Sociais, Adultos E Educação Continuada, Geografia E Historia, Educação, Desenvolvimento Humano

Esta página foi vista 416 vezes desde 04/07/2023

Neste volume, o autor coloca a disposição da posteridade sua experiência de dezesseis anos trabalhando com os projetos de Direitos Humanos e Inteligência Emocional na escola. O autor entende que a escola sempre privilegiou o cognitivo em detrimento da dimensão emocional. O resultado disso é o grande contingente de analfabetos emocionais na sociedade. O coletivo de professores já começa a se dar conta da importância da dimensão emocional, de tal forma que já há indicação no novo BNCC para que as escolas trabalhem com ela. Então, o melhor que podemos fazer é investir nesse novo paradigma na pedagogia. Esta obra conta com sugestões de atividades e referencial teórico para estudo. Ela alia o aspecto cognitivo, trabalhando com os Direitos humanos, e o aspecto emocional, com atividades voltadas para a empatia e o autoconhecimento. Neste livro, as atividades foram pensandas de tal forma que as duas dimensões pudessem ser trabalhadas ao mesmo tempo, estimulando as dimensões intelectual e emocional dos estudantes.

Edição 1 (2023)

Edomberto Freitas Alves Rodrigues

Natural de Coromandel. Há 27 anos reside em Betim, Minas Gerais. Formado em história pela UFMG e filosofia pela PUC. É professor de história nas redes públicas de BH e Betim. Escreveu a coleção em 5 volumes sobre espiritualidade, com uma proposta de um novo paradigma de espiritualidade.