Enfermagem Dermatológica

Aplicação ao paciente portador de úlcera por pressão e lesão venosa

Por Camila Corrêa de Oliveira

Saúde E Fitness, Medicina

Esta página foi vista 195 vezes desde 21/12/2023

Editada por Fábio Esteves esta obra trata de um método de pesquisa por meio de uma revisão bibliográfica que utiliza uma análise cautelosa e ampla das publicações correntes de autores de uma determinada área do conhecimento.

A pesquisa teve como objetivo o levantamento de dados relacionado a um tema visto como um problema sério de saúde pública, que são as lesões teciduais tais como as úlceras venosas e úlceras por pressão tendo em vista que grande parte da população são portadoras dessas lesões.

Úlceras por pressão são feridas localizadas na epiderme que atinge também, a derme, tecido subcutâneo e ossos, são causadas pela isquemia consequente da pressão extrínseca, quando um tecido mole é compresso entre uma proeminência óssea em uma superfície rígida por um longo período, de tempo sendo alvo de grande preocupação no campo da saúde. Portanto, são lesões provenientes de feridas que provocam lesões sérias na pele, além de serem dolorosas e deixam cicatrizes. Este estudo teve como objetivo analisar a atuação da enfermagem em face da ação de prevenção e tratamento das lesões causadas por úlceras por pressão.

A úlcera venosa (também conhecida como úlcera varicosa) que ocorre devido à dificuldade do retorno do sangue das pernas ao coração. É o estágio mais avançado e grave de uma condição chamada Insuficiência Venosa Crônica. Múltiplos fatores contribuem para seu aparecimento, incluindo varizes, obesidade, trombose venosa profunda e falha da bomba muscular da panturrilha, por exemplo. Aproximadamente 1% da população apresenta úlcera venosa.

O principal objetivo deste estudo é falar sobre essas lesões e relatar o atendimento, cuidado e orientações do Enfermeiro mediante a esses clientes portadores dessas lesões.

Edição 1 (2023)

Camila Corrêa de Oliveira

Nascido em 31 de janeiro de 1974, Fábio Fernandes Esteves é natural da cidade de Teresópolis, região serrana do Estado do Rio de Janeiro.

Iniciou seus estudos em 1979 no Colégio São Paulo onde permaneceu até a antiga sétima série. Após, complementou a etapa no CES e o 2º Grau, atual Ensino Médio, no Colégio Estadual Edmundo Bittencourt.

Aprovado no vestibular para Psicologia na UFRJ, desistiu do curso formando-se a seguir em Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos - UNIFESO, entrando, ato contínuo, para o quadro da OAB - Ordem dos Advogados do Brasil (Seccional Rio de Janeiro), sendo posteriormente pós-graduado em Direito Educacional.

Atualmente, é advogado militante nos mais variados ramos do direito público e privado; supervisor administrativo do UNIFESO; sócio da RCE Advogados e diretor executivo do Jornal Acontece, que teve sua primeira edição em 1996.

Arte-finalista e possuidor de diversos trabalhos publicados, é autor das obras 'A educação como relação de consumo nas instituições privadas de ensino superior' e 'É proibido publicar', ambas pelo Clube de Autores.