Eu sou feito de quê?

Por Fábio Gai Pereira

Filosofia / Religião, Ética E Filosofia Moral, Jovens e Adolescentes, Filosofia, Didáticos

Esta página foi vista 53 vezes desde 20/04/2024

O livro "Eu sou feito de quê?" procura despertar no leitor infantojuvenil o desejo de conectar-se ao problema filosófico da identidade. Em um almoço de família, Júlio Henrique, um menino curioso, vê a foto do seu Tio Jeremias quando ele tinha 4 anos de idade. Júlio questiona como seria possível que fossem a mesma pessoa dos 4 aos 65 anos se estão tão diferentes? Podemos dizer que são a mesma pessoa? Se assumirmos que não são a mesma pessoa, então, a identidade do tio Jeremias não permaneceu dos 4 aos 65 anos. Contudo, quais são as consequências de assumir essa ideia? Quer dizer que ao apresentar uma foto da minha infância estou mostrando a foto de outra pessoa?

Se somos o mesmo, então, é preciso dizer que algo ficou por debaixo das mudanças da minha aparência e que responde pela minha identidade, pela continuidade do meu “eu”. Mas, o que é isso que permaneceu? O meu “eu”, afinal, é feito de quê?

Essa é uma releitura animada do clássico problema do navio de Teseu. Problema levantando, de acordo com a tradição, pelo filósofo grego Plutarco, em seu livro "Vidas Paralelas": se todas as peças originais de um barco foram trocadas ainda é possível dizer que se trata do mesmo barco? Em 2021 o seriado WandaVision, da Disney Plus, precisamente no episódio 9, reacendeu esse problema. O publicou ficou animado com esse debate! Que o livro também possa animar todos os leitores!

Segue um trecho do livro.

“– Entendi. Tio, fiquei curioso com isso. Se a cara da gente muda tanto dos 4 aos 65 anos, como a gente viu nessa foto do senhor, então como é que a pessoa continua sendo a mesma? Como é ser a mesma pessoa depois de mudar tanto? Será que a pessoa vai sendo a mesma porque a personalidade fica sendo a mesma?

– Hmmm. Isso é um argumento.

– O que é argumento, Tio?

– É o que a gente usa para defender uma ideia.

– Hmmm. Tio, eu também tenho foto de quando eu era pequeno. Esse problema também aconteceu comigo. A gente pode chamar de problema do eu, né, Tio?

– Certo, Júlio. O problema do eu. O que garante que seja o mesmo eu ao longo das mudanças de aparência? A gente tem uma aparência aos 4, depois outra bem diferente aos 65, como é o meu caso. Mas ainda assim sou eu!

– Então, afinal, o nosso eu é feito de que, hein, Tio?”

Edição 3 (2024)
Tipo de papel Polen

Fábio Gai Pereira

Sou licenciado, bacharel, mestre e doutor em filosofia, tendo feito esses estudos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atuo como professor de filosofia no ensino fundamental e no ensino médio desde 2004. Os meus livros publicados pelo Clube de Autores são os seguintes: "Voando nas alturas: por um despertar filosófico"; "Eu sou feito de quê?" e "O debate". Publiquei também o livro "O espelho das diferenças", pela Editora Edelbra.