Voando nas alturas: por um despertar filosófico

Por Fábio Gai Pereira

Filosofia / Religião, Literatura Infanto Juvenil, Jovens e Adolescentes

Esta página foi vista 43 vezes desde 20/04/2024

No livro "Voando nas alturas: por um despertar filosófico" os irmãos Fernando e Jéssica viajam com seus pais para a Grécia. Durante a viagem Nando recorda com carinho das aulas do professor Luciano e vive aventuras e descobertas com sua família. O objetivo da obra é proporcionar uma introdução à filosofia, de uma forma que faça sentido para o público infantojuvenil. Ao longo do texto são feitas inserções em conteúdos introdutórios bastante consagrados na história da filosofia.

Segue um trecho do livro.

“Por entre as nuvens, Nando olhava pela janela e pensava... Lembrava-se das imagens da Internet, das explicações dos vizinhos, que não entendiam como ele poderia gostar de Filosofia, assim como ele também não conseguia entender como eles não poderiam achar muito interessante olhar o mundo de uma maneira tão curiosa, profunda, como se tudo fosse um mistério a revelar...

Nas alturas do céu e nas alturas do pensamento, era assim que estava o nosso pequeno filósofo, mas ele, de vez em quando, se lembrava do professor Luciano quando este dizia: “Olhos no infinito, mas os pés no chão... se não a gente cai!” Isso mesmo... nem tanto o céu, nem tanto o chão da escola... era assim que Nando sabia que tinha de ser. Afinal, ser sábio é ser atento, pois, como aprender alguma coisa se for descuidado?”

Edição 3 (2024)
Tipo de papel Polen

Fábio Gai Pereira

Sou licenciado, bacharel, mestre e doutor em filosofia, tendo feito esses estudos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atuo como professor de filosofia no ensino fundamental e no ensino médio desde 2004. Os meus livros publicados pelo Clube de Autores são os seguintes: "Voando nas alturas: por um despertar filosófico"; "Eu sou feito de quê?" e "O debate". Publiquei também o livro "O espelho das diferenças", pela Editora Edelbra.