Gomm, DSO, DFC - Um Tributo

Volume 1 (1913-1940)

Por Adriano Silva Baumgartner

Histórico, Grã Bretanha, Aventureiros E Exploradores, Não Ficção, Geografia E Historia, Biografia

Esta página foi vista 1018 vezes desde 01/06/2022

Trata-se da biografia do Wing Commander Cosme Lockwood Gomm, DSO, DFC (RAFO 34123), provavelmente o maior aviador militar brasileiro de todos os tempos. A sua biografia é contada em três volumes; assim detalhados:

Volume 1: 1913-1940

Neste volume acompanharemos a História da Família Gomm (e da colonização do Paraná), o nascimento, infância e educação do herói na Suiça; seu ingresso na Royal Air Force e treinamento no Egito. Acompanhamos sua carreira de instrutor de voo na Inglaterra e no Canadá, até 1940.

Volume 2: "A Guerra de Gomm", de 1940 a 1943

Volume 3: "Post-Morten", descrevendo sua última missão de guerra e o pós-morte, além do resgate para perpetuar seus feitos históricos.

Obra em 1.118 páginas ricamente ilustrada e cruzada. Detalhes de cadernetas de voos da Royal Air Force e Luftwaffe. Possivelmente a mais rica e extensa biografia de um aviador militar já escrita nos anais da História Militar e Aeronáutica.

ISBN 978-65-5392-387-4
Edição 1 (2022)
Acabamento Capa dura
Coloração Colorido
Tipo de papel Couche 90g

Adriano Silva Baumgartner

Nasci em Jundiaí, em 1976; e desde criança fui apaixonado por carros e aviões. O "aerocócus" me fisgou em Pirassununga-SP, berço do "Ninho das Águias" da Força Aérea Brasileira, quando garoto. Mas foi na leitura de duas obras em francês; de Jubelin (Marin de métier, pilote de fortune) e de Clostermann (Le Grand Cirque), que decidi que seria piloto de caça, quando adolescente....Sonho este interrompido por uma miopia, meses depois. Entretanto, com esforço e apoio, graduei-me Aviador Civil. Tive o privilégio de voar por anos em diversos Estados do País. Sou portanto piloto comercial, fluente em francês, inglês e com conhecimento de alemão e italiano; formado em Jornalismo pela UNESP (Bauru), com especialização em Investigação de Acidentes Aeronáuticos (ASV) pelo CENIPA (2000) e diversos outros cursos na Aviação e Segurança de Voo. Neste percurso e jornada, tive o privilégio de conhecer pessoalmente veteranos da Luftwaffe e Royal Air Force, assim como do 1º Grupo de Aviação de Caça (FAB). Reboquei (planador) um veterano piloto de Bf 109 G do JG 27, além de visitar o saudoso Martin Drewes, em Blumenau-SC. Pesquiso e escrevo sobre a Royal Air Force (e mais particularmente sobre os brasileiros na RAF) há mais de 32 anos, além de estar trabalhando em outros projetos e livros sobre Segunda Guerra Mundial e Aeronáutica. Fui membro de Diversas Associações de Pilotos da RAF e de outros países, sendo um dos primeiros membros civis da ABRA-PC. Os livros (aeronáuticos e de História Militar) são minha paixão, assim como minha esposa e meu filho. Escrevo para que os feitos de tantos heróis patrícios e de tantos outros aviadores "esquecidos" se perpetuem pela Eternidade e não sejam esquecidos. Como disse Churchill, no ápice da Batalha da Inglaterra: "Nunca tantos deveram tanto a tão poucos.".