Gomm, DSO, DFC - um Tributo

Volume 3 (Post-Morten)

Por Adriano Silva Baumgartner

Histórico, Grã Bretanha, Aventureiros E Exploradores, Não Ficção, Geografia E Historia, Biografia

Esta página foi vista 494 vezes desde 01/06/2022

Esta é a história de um dos maiores aviadores militares brasileiros de todos os tempos, escrita com paixão e reverência. É o fruto de pouco mais de nove anos de pesquisas, no que é provavelmente a mais completa biografia de um aviador militar já escrita, nos anais da História Militar e Aeronáutica.

Neste Volume 3, acompanhamos Cosme Lockwood Gomm, na sua última missão de guerra, detalhando o que possivelmente ocorreu. Acompanhamos os anseios dos familiares em obter notícias; suas cartas, extratos de jornais da época e outros documentos, no que nomeamos “Post-Morten”. Apresenta-se os Tributos que foram prestados, de 1943 até os dias de hoje, em homenagem ao herói; incluindo a sua condecoração pela Força Aérea Brasileira (F.A.B.), com a Ordem do Mérito Aeronáutico (O.M.A.), no Grau de Cavaleiro, em 2019. A obra e Tributo se encerram com uma extensa biografia e uma nota sobre o autor.

“When the hero has paid the price of his heroism, when he flies out at dawn and does not return, it is his friends and fellow-airmen who remember, with the lingering affection of comradeship, just what he said or did in those last moments during which they saw him alive”...”But though they have been shot at ceaselessly from the earth, and attacked viciously by hostile planes, the airmen in this war have done their work - and done it accurately and well. Not one of these men, flying over the enemy with death at his elbow, has risked or lost his life in vain.” (Pgs 19-20, do livro “Aircraft in the Great War”, por Claude Grahame-White e Harry Harper, 1915).

ISBN 978-65-5392-388-1
Edição 1 (2022)
Acabamento Capa dura
Coloração Colorido
Tipo de papel Couche 90g

Adriano Silva Baumgartner

Nasci em Jundiaí, em 1976; e desde criança fui apaixonado por carros e aviões. O "aerocócus" me fisgou em Pirassununga-SP, berço do "Ninho das Águias" da Força Aérea Brasileira, quando garoto. Mas foi na leitura de duas obras em francês; de Jubelin (Marin de métier, pilote de fortune) e de Clostermann (Le Grand Cirque), que decidi que seria piloto de caça, quando adolescente....Sonho este interrompido por uma miopia, meses depois. Entretanto, com esforço e apoio, graduei-me Aviador Civil. Tive o privilégio de voar por anos em diversos Estados do País. Sou portanto piloto comercial, fluente em francês, inglês e com conhecimento de alemão e italiano; formado em Jornalismo pela UNESP (Bauru), com especialização em Investigação de Acidentes Aeronáuticos (ASV) pelo CENIPA (2000) e diversos outros cursos na Aviação e Segurança de Voo. Neste percurso e jornada, tive o privilégio de conhecer pessoalmente veteranos da Luftwaffe e Royal Air Force, assim como do 1º Grupo de Aviação de Caça (FAB). Reboquei (planador) um veterano piloto de Bf 109 G do JG 27, além de visitar o saudoso Martin Drewes, em Blumenau-SC. Pesquiso e escrevo sobre a Royal Air Force (e mais particularmente sobre os brasileiros na RAF) há mais de 32 anos, além de estar trabalhando em outros projetos e livros sobre Segunda Guerra Mundial e Aeronáutica. Fui membro de Diversas Associações de Pilotos da RAF e de outros países, sendo um dos primeiros membros civis da ABRA-PC. Os livros (aeronáuticos e de História Militar) são minha paixão, assim como minha esposa e meu filho. Escrevo para que os feitos de tantos heróis patrícios e de tantos outros aviadores "esquecidos" se perpetuem pela Eternidade e não sejam esquecidos. Como disse Churchill, no ápice da Batalha da Inglaterra: "Nunca tantos deveram tanto a tão poucos.".