LINDB

Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro Interpretada Por Acadêmicos de Direito

Por Carlos Arquimedes Rodrigues

Regras Do Tribunal, Direito Civil, Conflito De Leis, Hermenêutica, Direito

Esta página foi vista 128 vezes desde 26/01/2024

A Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro (LINDB), também conhecida como Decreto-Lei nº 4.657/1942, desempenha um papel de destaque no sistema jurídico brasileiro como a norma de abertura, estabelecendo princípios fundamentais e diretrizes basilares para a aplicação e interpretação das normas legais no país. Sua relevância transcende a mera formalidade, uma vez que a LINDB representa o ponto de partida para a compreensão do ordenamento jurídico brasileiro e fornece as bases sobre as quais as demais normas jurídicas são erigidas.

Diante da grandeza do Decreto-Lei 4657/1942, o professor de direito civil Dr. Carlos Arquimedes Rodrigues organizou o projeto de criação da obra, e convidou os melhores alunos para interpretar a LIND sob a ótica do acadêmico de Direito, trazendo a natureza transversal, demonstrando que a LINDB engloba princípios como a primazia da busca pela justiça, a proteção da boa-fé, a segurança jurídica e a função social das leis, todos eles cruciais para o desenvolvimento de um sistema jurídico coeso e funcional. Este tratado introdutório não apenas orienta o processo de interpretação das normas legais, mas também atua como um guia para a uniformidade e coerência no sistema jurídico brasileiro, garantindo a estabilidade e a previsibilidade necessárias para a sociedade e para a eficácia das relações jurídicas.

Embora tenha sido promulgada em 1942, a lei passou por diversas alterações e atualizações ao longo das décadas, mantendo-se relevante e eficaz em face dos desafios e transformações da sociedade brasileira. Essa flexibilidade é um testemunho da sua importância contínua e da sua capacidade de se adequar às necessidades do país.

Neste contexto, a LINDB não é apenas uma introdução formal ao direito brasileiro, mas um alicerce sólido que sustenta todo o edifício jurídico do país. É um instrumento vital para a aplicação consistente e justa das leis, contribuindo para a estabilidade e a previsibilidade necessárias em uma sociedade democrática e governada pelo Estado de Direito. Portanto, este estudo detalhado visa aprofundar a compreensão da LINDB e sua importância crítica no contexto jurídico brasileiro.

ISBN 9786500819144
Edição 1 (2024)