O USO DO TESTE DE RORSCHACH NO DIREITO PENAL

Por Carlos Arquimedes Rodrigues

Psicologia Social, Psicologia Aplicada, Processo Penal, Psicologia, Direito, Ciências Humanas E Sociais

Esta página foi vista 328 vezes desde 26/01/2024
Coloração

No cenário jurídico, a busca pela verdade é essencial para a justa aplicação da lei e a tomada de decisões que afetam a vida das pessoas. No contexto do Direito Penal, essa busca torna-se ainda mais crucial, pois está em jogo a avaliação da culpabilidade, a determinação de penas e a proteção da sociedade. Nesse sentido, a compreensão da mente humana e dos aspectos psicológicos envolvidos no comportamento criminoso ganha uma importância significativa.

Uma ferramenta que tem despertado o interesse de profissionais do Direito Penal e da Psicologia Forense é o teste de Rorschach. Desenvolvido pelo psiquiatra suíço Hermann Rorschach na década de 1920, esse teste consiste na apresentação de manchas de tinta simétricas, conhecidas como manchas de Rorschach, para que o examinado descreva o que vê nelas. A partir dessas respostas, é possível inferir aspectos da personalidade, dos processos cognitivos e das emoções do indivíduo.

Edição 1 (2024)
Tipo de papel Couche 150g