Nas pegadas do Mestre

Esta página foi vista 1088 vezes desde 29/01/2021

PREFACIO

NAS PEGADAS DO MESTRE: Coisas que eu digo a mim mesmo

Recebi com alegria o convite do José Paulo para prefaciar este seu livro, e adquiri do mesmo ensinamentos de valor. Imperativo se fez divulgá-lo e assim sendo, este prefácio é um meio de fazê-lo.

A qualidade deste livro está em nos indicar como descobrir em nós a prata do bem viver assim como o ouro do cultivo de valores espirituais. No curto prazo de uma existência terrena, extrair felicidade sustentável do dia a dia é conquista preciosa, que ainda nos supre de esperança, fortifica a nossa fé e nos estimula em ação de caridade, o que agrega valores ao espírito imortal que habita o nosso corpo.

Assim falando desta obra, “Nas Pegadas do Mestre”, a ideia que surge em nossa mente é a da mitológica pedra filosofal, que tinha segundo a lenda, a capacidade de transmutar metais não preciosos em ouro, bem como produzir o elixir da longa vida. Ao ler e aplicar os conhecimentos nele adquiridos, analogamente à pedra filosofal, conseguiremos harmonia e paz em nossa vida atual de necessidades materiais, bem como plantaremos sementes de amor em nossos espíritos, a serem colhidos em vidas futuras.

Poderíamos ainda argumentar: Qual o motivo de não bebermos diretamente na fonte este conhecimento do bem viver aqui e no mais além? A resposta seria que as fontes originais deste saber são: a letra do Evangelho de Jesus e as obras básicas da Doutrina Espírita, que foram destacadas, em sua essência e contextualizadas por José Paulo, trazendo para as mãos do leitor, uma narrativa atual e inovadora e assim adequada à realidade deste “tempo digital”, que tem por característica o ineditismo e a peculiaridade dos fatos.

O Subtítulo deste livro “Coisas que eu digo a mim mesmo” já sugere uma revelação importante e criativa da maneira de tratarmos os nossos problemas existenciais.

Tentando evitar dar um “spoiler” ao leitor, destaco uma das frases deste livro que justifica a nossa saída da zona de conforto como: “A busca do desconhecido e do inédito sempre fez parte da nossa história, porque senão ainda estaríamos todos vivendo no quentinho das cavernas.” Frases assim estimulam e provocam em nós reações e reflexões que, com toda a certeza, mudarão a nossa maneira de encararmos a vida bem como os problemas que nela existem.

Levantando mais uma pontinha do véu que encobre o texto, mostro outra frase, que é uma síntese das muitas palavras que descrevem o nosso progredir como seres imortais: “Dentro da nossa inteligência primitiva, cegos do espírito que somos, precisamos continuar apalpando os caminhos da evolução.”

Assim o autor nos conduz por caminhos que nos levam à profundidade de reflexões, utilizando na sua arte o emprego de palavras simples, para nos ajudar compreender a complexidade das respostas às questões históricas da humanidade como estas: Quem sou eu? De onde vim? Para onde vou? Existiria a enigmática passagem de algo de nós para o mais além após a extinção de nosso corpo físico? Se Deus é infinitamente justo e bom, qual o motivo de existir tanto sofrimento?

Não resistindo à vontade de levantar uma outra pontinha do véu, destaco para finalizar, uma outra síntese que nos leva ao grande exercício que nos ajuda evoluir: “É a lição de conviver, colaborar, aprender que estamos juntos nessa tarefa, que somos essencialmente seres sociais, gregários, que não conseguiremos ir a nenhum lugar sozinhos.”

Assim sendo, deixo ao leitor aberta a porta desta leitura instigante em forma de livro, o qual em cada capítulo nos traz o conhecer que supre, com certeza, a necessidade de nutrir a alma com aprendizagem, para que ela, assim cresça em qualidades permanentes e intangíveis e desta forma nos capacite mais e mais para a felicidade de bem servir.

Carlos Eduardo Noronha Luz

Bauru, 09/11/2020

ISBN 978-65-001-1567-3
Edição 1 (2021)

José Paulo Fusco Alves

Nome: José Paulo Alves Fusco

Esposa: Dalva Taborianski Pereira

Qualificações: Professor da Faculdade de Engenharia de Bauru – UNESP

Cadeira 40 da Academia Bauruense de Letras

Membro do Clube dos escritores de Piracicaba

Minhas publicações

“Lembranças de um legionário” foi o primeiro, uma coletânea de contos e reflexões resultantes de um período de profunda solidão, vivido por mim em uma fábrica fria e escura do ABC paulista. Uma das histórias, “lembranças de um legionário”, justamente a que dá nome ao livro, forneceu o pano de fundo para o segundo livro, “Gládio de Sangue”, um romance, primeiro de uma trilogia e ambientado na Roma antiga. “A Espada e a Fé” foi a segunda parte da trilogia de romances. “O Amor em Movimento”, editado pela EME, lá de Capivari (terra de Rodrigues de Abreu). Foi também pela EME o lançamento de "A Superação pelo Amor", e é de lá que saiu o “De Volta Para Casa". Tempos depois saiu o "Lago de Ilusões", uma coletânea de ensaios de caráter pessoal sobre a vida. O mais recente lançamento, "Amor e Luz", agora pela Editora do Carmo, também apresenta uma coletânea de crônicas do dia a dia, sobre nossa peregrinação neste mundo de matéria. Assim foi feito quando do lançamento de "Voando Alto", pensado para ser uma espécie de continuação do Amor e Luz, junto com o lançamento do atual "Nas Pegadas do Mestre" e os ainda no prelo "Nas Esquinas da Vida", "Na Paz do teu Sorriso". Seguindo uma outra vertente literária, o livro de contos intitulado "O Beijo Cruel das Ilusões" e "Poesias e Poemas Itinerantes" pela mesma editora. Ao longo desse período, também tive a oportunidade de editar e participar de algumas coletâneas e diversos livros e capítulos de livros técnicos de Engenharia.

Publicações relacionadas