O oitavo filho

Por Edelvânio Pinheiro

Paternidade, Família Alternativa, Adolescência, Filosofia, Família E Relacionamentos, Educação de Filhos

Esta página foi vista 892 vezes desde 08/03/2023

A obra é um livro-reportagem que conta a história de Manoel Batista dos Santos Júnior, o oitavo e último filho de Neco Batista (in memoriam), um dos homens mais ricos de Itanhém, cidade localizada no extremo sul da Bahia e da qual se elegeu prefeito por dois mandatos.

Manoel Júnior nasceu em São Mateus, no norte do Espírito Santo, tendo como mãe Laurice Fagundes, com quem Neco Batista manteve um relacionamento extraconjugal por muitos anos. Somente aos sete anos, ele soube que tinha meios-irmãos que moravam em Itanhém e aos quais seria apresentado, pouco a pouco, quando já era adolescente.

Durante toda sua infância, Júnior acreditou que o pai era funcionário da Petrobras. Quando Neco retornava para Itanhém, o menino achava que o pai estava indo para o trabalho e que os três ou quatro dias que ficava ausente eram em razão da escala de serviço.

Edição 1 (2023)

Edelvânio Pinheiro

Além de escritor, o autor é jornalista, radialista e militar e possui licenciatura plena em Letras Vernáculas e pós-graduação lato sensu em Ciências Políticas. Ele é o criador do site Água Preta News e da emissora de rádio comunitária Master FM, que quebrou o monopólio de radiodifusão em Itanhém.

Edelvânio Pinheiro foi diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (SINJORBA), na Diretoria Regional Extremo Sul; correspondente do Jornal A Tarde, de Salvador, em Itanhém, na Sucursal Extremo Sul, chefiada por José de Anchieta; editor do Jornal Alerta, de Teixeira de Freitas; editor do Jornal Impacto e da Revista Master, de Itanhém; assessor de Comunicação da Prefeitura de Itanhém; repórter da Rádio Nova Cidade FM, de Itanhém; chefe de reportagem da Rádio Extremo Sul FM, de Itamaraju, quando ainda era amplitude modulada e foi também professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira.

Ele é autor de “O dia em que morri pela primeira vez” (Perse, 2016), “As sandálias de Suzana e outras crônicas” (Perse, 2016), “Crônicas do Água Preta” (Perse, 2017), “Dias sombrios” (Clube de Autores, 2020), “O cachorro cor de caramelo que vivia nas ruas de Jaguaré” (Flamingo, 2021) e “Geração AZ” (Lura Editorial, 2ª edição, 2022) e “O oitavo filho” (Clube dos Autores, 2023).

Publicações relacionadas