Visita ao Sertão d’Além Paraíba

Notas e apontamentos para uma história da aldeia e da freguesia de São João de Queluz

Por Aldo dos Santos Dias

Genealogia, Curiosidades & Maravilhas, Referência, Educação

Esta página foi vista 370 vezes desde 26/05/2022

No ano de 1800 partia para os sertões recônditos da Vila de Lorena o Padre Francisco das Chagas Lima, enviado para lá pelo então Bispo da Diocese de São Paulo, Dom Matheus Pereira de Abreu, a pedido do Governador da Capitania de São Paulo, o Capitão-General Antônio Manuel de Melo Castro e Mendonça, a fim de catequisar os índios Puris que por lá habitavam. Sua chegada dá início a uma obra que hoje resulta numa cidadezinha do interior do Estado de São Paulo chamada Queluz. A Fé Católica chegaria não apenas para os índios que lá habitavam, mas seria um fator decisivo na unificação das suas gentes. Mais de 320 fiéis passaram a frequentar o culto religioso que surge com a presença do Padre Francisco das Chagas Lima, os quais passaram a ser seus fregueses, ou seja, paroquianos, e disto surge o nome Freguesia, título este por que passava a ser chamado o agrupamento de índios, antes aldeia, ora Freguesia de São João de Queluz.

“Visita ao Sertão d’Além Paraíba” é uma obra que reúne uma série de notas e apontamentos sobre os primeiros 42 anos da cidade de Queluz e, diferentemente das obras de história, é o ponto de partida para um estudo profundo sobre esta época que ainda padece de um estudo mais acurado. O que se viu até então entre os estudiosos foram algumas notícias vindas de genealogistas, descrições feitas por antropólogos e etnólogos a respeito dos Puris, breves artigos feitos por pesquisadores e historiadores, mas nada que tenha sido tão completo a ponto de portar o nome “História da Vila e da Freguesia de São João de Queluz”.

Apresenta-se aqui uma pesquisa que buscou tanto reunir estes estudos até então desencontrados como servir de depósito para os documentos mais relevantes daquele período, prova cabal de uma sociedade que floresceu e lançou as bases do que hoje se conhece por cidade de Queluz.

Edição 1 (2022)
Tipo de papel Polen

Aldo dos Santos Dias

Tradutor, pesquisador e editor dos meus próprios livros e dos livros de que gostam meus amigos.

Nos últimos dois anos publiquei pelo clube de autores 3 traduções. São elas:

1 - Estrelas Fixas e Constelações na Astrologia, de Vivian Robson;

2 - Fatos sobre Lutero, de Monsenhor Patrick O' Hare, livro este em que ele revela um lado da personalidade de Martinho Lutero pouco conhecida e inusitada;

3 - A Vida e o Ilustre Martírio de Sir Thomas More, uma bela biografia escrita por Thomas Stapleton

Também dediquei-me à pesquisa histórica da minha cidade natal, Queluz-SP, o que deu luz ao livro Visita ao Sertão d'Além Paraíba: notas e apontamentos sobre a aldeia e a freguesia de São João de Queluz, um trabalho inovador que mostra os primeiros anos da cidade de Queluz durante os anos de 1800 e 1842, tratando de suas famílias, de seus índios e pais fundadores.

Desejo a todos que apreciem nosso trabalho.

Bem-vindos e boa leitura a todos.