Ética e Moral Cristã para o Leigo

Bíblia, Vida Cristã, Religião, Liderança e Ministério

Esta página foi vista 196 vezes desde 31/10/2023
Coloração

Neste livro sobre “Ética e Moral Cristã para o Leigo” comentando que certa vez um missionário falou de Jesus para Mahatma Gandhi, e ele disse que aceitaria sim o Cristo, mas que o problema do cristianismo era os cristãos, que não viviam os ensinamentos de seu Mestre. Jesus nos chamou para ser “sal da terra e luz do mundo” (Mateus 5.14). Isso significa dar sabor e iluminar a vida das pessoas com atitudes semelhantes ao que Jesus ensinou. Os valores cristãos devem ser o que nos diferencia na sociedade. Por isso precisamos memorizar E INTERIORIZAR os princípios básicos da moral e da ética cristã para darmos continuidade a este chamado. Um sério problema para a Igreja acontece quando o dinheiro se torna o principal valor de fato e com isso o evangelho é desmoralizado, bem como a falta de ética escandaliza ao invés de dar testemunho de Cristo. Devido ao mal testemunho de muitos cristãos, este assunto na verdade é tema de vivência e não apenas de discurso (Tiago 1.22). Neste livro vamos refletir sobre princípios Morais e Éticos cristãos, pois a vida cristã deve ser regrada pelo ensino da Palavra de Deus que nos ensina o que é correto. Os cristãos primitivos eram reconhecidos por uma vida de santidade, que os diferenciava na sociedade. A primeira reunião da Igreja, no Concílio de Jerusalém definiu padrões básicos para a moral cristã com respeito à idolatria e imoralidade (Atos 15.28,29). Num tempo de depravação moral, o movimento cristão foi associado à filosofia do estoicismo que ensinava uma vida regrada e pura. Vamos refletir sobre os princípios morais cristãos e entender que a moral cristã não é moralismo: em Colossenses 2.20-23 diz: “Se vocês morreram com Cristo para os rudimentos do mundo, por que se sujeitam a regras, como se ainda vivessem no mundo? “Não toque nisto”, “não coma disso”, “não pegue naquilo”. Todas estas coisas se destroem com o uso; são preceitos e doutrinas dos homens. De fato, essas coisas têm aparência de sabedoria, ao promoverem um culto que as pessoas inventam, falsa humildade e tratamento austero do corpo. Mas elas não têm valor algum na luta contra as inclinações da carne.” A moral cristã é em primeiro lugar para si mesmo e não para o outro. Cada um deve saber o que é certo ou errado para sua própria vida primeiramente, o oposto disso é o moralismo, que impõe princípios para as outras pessoas. Não adianta colocar muitas regras sem viver de coração o que ensinamos. Procuramos utilizar como metodologia a espiritualidade Inaciana, contemplativa na ação, segundo o livro dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola PARA REALIZAR A EXPERIÊNCIA DE ENCONTRO PESSOAL COM JESUS, NO EXERCÍCIO ESPIRITUAL DO DIA-A-DIA O autor saluar antonio magni é leigo da Igreja Católica, formado em administração, economia e possui curso superior de religião pela Arquidiocese de Aparecida. Atualmente é oficial reformado da Aeronáutica. Além do ministério da Palavra é do grupo da Liturgia da Paróquia de São Pedro. orientador e acompanhante dos exercícios espirituais de santo Inácio de Loyola.

Edição 1 (2023)
Acabamento Espiral c/ acetato