Recomeçar duma crise de sentidos

Vencer a crise de sentidos através dos Exercícios Espirituais Inacianos

Por saluar antonio magni

Espiritual, Crescimento Pessoal, Vida Cristã, Religião, Autoajuda

Esta página foi vista 136 vezes desde 30/12/2023
Coloração

este livro sobre “Recomeçar duma crise de sentidos”, e como subtítulo “Vencer a crise de sentidos através dos Exercícios Espirituais Inacianos”. Ao olhar para as relações que ocorrem dentro de uma determinada sociedade é possível perceber quais são os sistemas de valores, a moral e a ética pela prática social de seus integrantes. Em uma sociedade que se auto define global, não só as relações econômicas estão atreladas, como a própria cultura sofre uma espécie de homogeneização e, desta forma, também o conjunto de princípios norteadores de uma sociedade sofre alterações. Adapta-se, transfigura-se e lentamente passa-se a um processo de padronização do pensamento, dos valores e da moral. Notadamente, a sociedade atual vive uma crise de sentidos, o ser humano coloca-se como centro dos desejos e necessidades, e assim constrói-se uma ideia perversa de autorrealização que em nada se aproxima da perspectiva Cristã. Aturdidos pelo caos do barulho e da superficialidade, numa sociedade que prioriza o periférico e o superficial, o pouco profundo, vive-se um permanente vazio nas relações sociais. O grande dinamismo dos meios de comunicação e de informação aflige as pessoas com uma infinidade de sistemas de valores, onde o que predomina é o desejo e não a necessidade. As exigências do dia-a-dia impõem uma rotina onde raramente reserva-se momentos de reflexão, de aprofundamento e de cuidado espiritual. Uma espécie de liberdade individual desconectada das relações sociais passou a ser a grande propulsora de um individualismo que norteia a conduta social. A busca de autossatisfação é a tônica de uma sociedade de consumo e influencia sobremaneira o ser humano que, na procura de sua autonomia, coloca a si próprio como sendo a razão e o propósito da sua existência. O indivíduo é o centro da sua vida e essa condição determina suas relações sociais, que passam a se pautar em uma forma egocêntrica e individualista de ser. Essa inversão de valores define uma nova maneira de ser, que exprime exatamente a condição de contradição dessa sociedade. Busca-se fora de si aquilo que só é encontrado no seu próprio ser, ao mesmo tempo em que busca em si aquilo que só se encontra na relação com o mundo exterior, na relação com o outro. O Recomeçar, na contramão de uma sociedade em crise de sentidos e valores, na busca do encontro com a fé Cristã, que nos aponta para uma ética diferente, que busca no seguimento da cruz o motivo de sua plena autonomia e liberdade, que ressignifica o presente e caminha confiante para um novo futuro. Procuramos utilizar como metodologia a espiritualidade Inaciana, contemplativa na ação, segundo o livro dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola PARA REALIZAR A EXPERIÊNCIA DE ENCONTRO PESSOAL COM JESUS, NO EXERCÍCIO ESPIRITUAL DO DIA-A-DIA. O autor saluar antonio magni é leigo da Igreja Católica, formado em administração, economia e possui curso superior de religião pela Arquidiocese de Aparecida. Atualmente é oficial reformado da Aeronáutica. Além de do ministério da Palavra é coordenador Arquidiocesano da Liturgia da Arquidiocese de Aparecida e orientador e acompanhante dos exercícios espirituais de santo Inácio de Loyola..

Edição 1 (2023)
Acabamento Espiral c/ acetato